...

Reprogramar o Range Rover P38

No passado sábado desloquei-me a Aveiro para reprogramar o meu Rangie... Há algum tempo que aguardava por uma vinda ao norte do Paulo Jorge da PJVL 4x4. O Paulo é reconhecidamente a pessoa que em Portugal mais conhece os P38. Recorro a ele em qualquer dúvida e frequentemente ele participa no grupo do Facebook dos P38 em Portugal.

Quem conhece, sabe que o P38 DSE é pastelão, fruto de terem metido o conhecido motor do BMW 525tds e não terem feito o ajuste para as reais necessidades de peso do P38... Ora se no BMW as configurações do motor servem para locomover a viatura facilmente, no Range Rover o motor tem um comportamento em que se nota o esforço, sendo recomendada a reprogramação de centralina em baixas... Embora existam outros tipos de reprogramação, foi por esta que optei, pois parece-me que mais cavalos para o tipo de utilização que dou ao Rangie não façam sentido.

O resultado é simplesmente excelente, parece que se ganha um novo motor, é incrível como o motor até tem potencial e está é mal ajustado. Ganhei total facilidade de utilização em baixas rotações, sem que "derreter" embraiagem a cada arranque, em subida nem se fala. Passei a ter menos necessidade de reduzir de relação em subidas... A utilização do carro é muito mais agradável e serena!

Foi um dia em cheio... como dá para ver pelas fotos, o Paulo fez 11 horas de serviço e vários DSE reconfigurados. A Pit Stop em Aveiro foi o local onde fiz a alteração.

Obrigado ao Paulo e ao Christian pela recepção!





Reprogramar o Range Rover P38 Reprogramar o Range Rover P38 Reviewed by Ricardo Azevedo on 22:00 Rating: 5

1 comentário:

por Ricardo Azevedo. Com tecnologia do Blogger.